top of page

A Ciência da Biopsicologia faz parte da mais actualizada abordagem de saúde integral chamada “Medicina Corpo e Mente”. O que esta ciência moderna comprova é que o nosso corpo energético está directamente ligado aos plexos, nervos, glândulas endócrinas, hormonas e órgãos situados nas respectivas regiões dos centros vitais de energia, actuando na nossa personalidade, no nosso temperamento e comportamento.

 

Baseada nas antigas técnicas orientais de autotransformação, a Biopsicologia desenvolveu um sistema de treino físico-mental que propicia o equilíbrio do corpo energético e, consequentemente, o equilíbrio dos corpos físico, mental e emocional. As técnicas prescritas envolvem a postura, a respiração, a visualização, a concentração, o relaxamento e o som. A prática de exercícios físico-mentais, que aplicam tais técnicas, ajudam a ganhar controlo sobre as emoções, harmonização da mente, aperfeiçoando a saúde, através da experiência da felicidade interior, criando no praticante um futuro luminoso para si e, por conseguinte, para o mundo ao seu redor.

 

Esta prática, também favorece a qualidade de vida, fortalecendo os vínculos familiares e convidando-nos a uma profunda interiorização, que nos possibilita compreender melhor a inter-relação entre Corpo-Mente-Espírito, integrando o ser e possibilitando transformações conscientes nas nossas vidas.

 

Em suma, a palavra “biopsicologia” é um termo usado por cientistas para definir o estudo científico da biologia do comportamento e dos processos mentais. Refere-se ao inextricável relacionamento entre a psicologia e a biologia, que é chamado de medicina corpo-mente, ou psico-neuro-imunologia. É a confirmação do que diz a neurologista Candace Pert: cada mudança de humor é acompanhada por uma cachoeira de "moléculas da emoção" - hormonas e neurotransmissores - que fluem através do corpo, afectando todas as células. Cada célula humana contém cerca de um milhão de receptores para receber essas substâncias bioquímicas. Assim, quando estamos tristes, o nosso fígado está triste, a nossa pele está triste. E assim por diante!

INTRODUÇÃO À BIOPSICOLOGIA

bottom of page