top of page

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A IRIDOLOGIA é uma ciência cujo método propedêutico permite, através de um exame da íris, conhecer num dado momento, a constituição geral e parcial do indivíduo, bem como os estágios evolutivos, agudo, sub agudo, crónico e degenerativo das alterações que acometem num ou mais órgãos, ou o organismo como um todo. Tudo isso, expressa-se e é reflectido na íris, através de uma topografia onde, cada órgão, encontra-se representado num ou mais mapas iridológicos, permitindo uma abordagem completa do ser vivente. (BATELLO, 1999; JENSEN, 1992; DEMEA, 2005).

 

Segundo Bernard Jensen (1992), um dos meus queridos professores, a iridologia é uma ciência por meio da qual o médico define pelas marcas e sinais encontradas na íris do olho, as condições reflexas dos órgãos do corpo. Por outras palavras, é a ciência que determina etapas agudas, sub- agudas, crónicas e degenerativas nos órgãos enfermos, mediante o exame das áreas correspondentes que existem na íris, na qual podem-se observar também os depósitos de drogas, as debilidades inerentes e os hábitos de vida de um paciente no que diz respeito à sua alimentação, especialmente se ela é constituída de alimentos que favorecem ou impede o perfeito funcionamento gastro-intestinal.


A iridologia revela as características inerentes dos tecidos de um órgão; mostra as mudanças tecidulares resultantes de tratamentos adequados ou incorrectos; é uma verificação do médico e do paciente acerca da melhoria que este tem experimentado; é um conhecimento dos sinais da enfermidade que complementa-se com hábitos naturais de vida que promovem a saúde e erradicam as condições patológicas.

 

A iridologia ocidental foi criada por um médico homeopata, o Dr. Ignatz Von Peczely, no século XIX. A sua ideia surgiu quando ele notou o surgimento de uma mancha na íris de um paciente seu, que havia quebrado uma perna. Von Peczely relacionou esse episódio com um facto observado na sua adolescência, o surgimento de uma mancha na íris de uma coruja, a qual era o seu animal de estimação, após quebrar uma asa. Alguns historiadores ainda alegam que Peczely salvou a vida da sua mãe através da iridologia.

 

A iridologia, irido-diagnose ou irisdiagnose é uma técnica da medicina alternativa na qual acredita-se que a análise de padrões, cores e outras características da íris permite o diagnóstico das condições gerais de saúde e de doenças baseada na suposição de que alterações na íris reflectiriam doenças específicas nos órgãos. Os praticantes desta técnica utilizam-se da "tabelas de íris" que divide a íris em zonas que acreditam estar relacionadas a porções específicas do corpo humano.

 

De facto, a Iridologia tornou-se uma nova maneira de entender a linguagem comportamental do ser humano, além de ser um poderoso instrumento, capaz de desvendar as complexidades da mente humana, ou de ajudar a fazê-lo.

A IRIDOLOGIA 

bottom of page