Medicina Holística
Naturopatia, Homeopatia, Compostos Ortomoleculares, Homotoxicologia, Biotrofologia, Fitoterapia, Florais de Bach, Iridologia, Pulsometria, Radiestesia, Biopsicologia, Radiónica, Acupunctura, Respiração Consciente, Hipnose Condicionativa
Para quem ainda não saiba ou não tenha ainda entendido, a Naturopatia é um sistema multidisciplinar de manutenção da saúde que engloba diversos elementos, como alimentação saudável, água pura, exercícios e repouso. E segundo o que, normalmente prescrevemos, o ideal para alcançar e manter a saúde é utilizar o poder curativo da natureza.
A naturopatia fortalece o sistema imunológico, defendendo o organismo de doenças em geral. A naturopatia apresenta excelentes resultados em diversos distúrbios, como a anemia, a artrite, a prisão de ventre, as úlceras, a sinusite, os problemas circulatórios, e muitos outros.
Para melhor entendimento do assunto, lembramos que existem três princípios que regem a naturopatia: 1) a força vital; 2) os sintomas da doença; 3) e o tratamento holístico e natural.
O organismo possui uma força vital curativa capaz de manter um estado de harmonia, chamado de homeostase. Este estado tende à saúde perfeita, que não é entendida como ausência de doenças, mas como o estado em que sentimo-nos bem física e mentalmente.
Por sua vez, a doença, entendida como fenómeno normal, pode ser fruto de diversos factores que causam o desequilíbrio: hereditariedade, lesões, má alimentação, eliminação deficiente de excreções, poluentes, uso de drogas, etc.
Assim, o objectivo primordial dos naturopatas é identificar a causa do desequilíbrio e ajudar o organismo a recuperar a melhor condição da sua força vital e o equilíbrio homeostático.
Relativamente aos sintomas são apenas sinais de que a força vital está lutando contra alguma enfermidade. Portanto, o tratamento deve ser holístico e natural. O objectivo é fortalecer a capacidade de cura inata do organismo e fazer com que o órgão atingido pela enfermidade entre em equilíbrio com o resto do corpo. A maior ênfase é colocada no estilo de vida, mas, também, no tratamento, pelo que os elementos utilizados devem ser naturais, como a luz solar, alimentos integrais, relaxamento, ar puro, etc.
Dieta, jejum, hidroterapia, fitoterapia, acupunctura, terapia floral, psicoterapia e hipnose também fazem parte dos meios aplicados para o tratamento.
Nós naturopatas afirmamos que a saúde baseia-se na estrutura do corpo, na sua bioquímica e nas emoções. Por estrutura do corpo, entenda-se músculos, tendões, ossos, ligamentos, pele, etc. Por bioquímica, entenda-se os efeitos causados pelos alimentos e pelas bebidas que ingerimos. Por emoções, entenda-se como todo o tipo de emoção, umas benéficas, outras maléficas para o organismo, como ódio, rancores, etc. Estes perturbam a digestão, o controlo hormonal e, por conseguinte, outras tantas funções orgânicas.